terça-feira, 7 de julho de 2009

Roupas Coloridas !!
É fato, as roupas coloridas voltaram à moda, e bem escandalosas mesmo, sem ordem para combinação de cores, ou tecidos e estampas. É tudo bem "moderninho", bem "Indie", é o quente da estação, e da próxima pelo que se vê.Relembrando, bem recente mesmo, foi nos anos 90. Quando as cores fortes como laranja, rosa e roxo foram o hype da época, e tudo no tom "marca texto" de ser. Tenho traumas dessas roupas, pois logo virou o máximo da exposição ao ridículo usar roupas dessa cor. Será que vai ser assim, com essa nova onda de coloridos?Recapitulando, nós vemos os coloridos em evidência desde a década de 50. E todas as décadas seguintes tiveram muita cor...

Anos 50

Nem tão colorido quanto as décadas seguintes, mas começou a ousar se mais, tanto nas estampas de bolinhas, quanto no glamour.
Elvis é ícone de modernindade, é o ultra hype de 50. A imagem a seguir é inspirada na moda da década.




Anos 60

A invasão colorida da década é o destaque. Mais glamour e a moda colorida é baseada no oriente. No Brasil, no fim da década, começa a Tropicália, ultra colorido, precursor da moda nos anos 70.






Anos 70


A mais colorida de todas. E a mais variada nos estilos. Desde os Black powers, às estampas florais hippies. Moda disco e seu brilho tomam conta , sendo cultivado com empenho nos estudios de Hollywood. Calças boca de sino são o mais quente da década. O Punk também faz seus adeptos, com cores fortes também, não restringindo se apenas ao preto. Álias, estampas de animal, fazem presença.








Anos 80


Restos da moda 70 permacecem. Roupas mais coladas. Tudo é exagerado. Criações como o biquini asa delta e blazer com ombreiras se fizeram na década. Álias, estes sairam rápido da moda, na década seguinte já era trash e dos piores. Mas tudo volta pro armário e pode voltar um dia.
Madonna e sua legging com saia e botas, fizeram a cena. Até a Xuxa copiou, ( é medonho!!)
Cindy Lauper e os cabelos coloridos, roupas extravagantes.
Roupas cor de "marca texto" começaram por aí. Dá certo pânico a comparação!



Anos 90



Pantalonas e trapézios que me acudam. Exagerou se nas estampas coloridas. Moda country também fez o vestuário do povão aqui no Brasil. Listras multicoloridas e na horizontal foram alta em perídos. Foi a década em que se valorizou muito os grandes desfiles de moda, e onde começam a ganhar voz os pequenos estilistas.







Ano 2000-2009



Bom, começaram a reavivar modas das décadas anteriores, repaginando algumas coisas.
Decotes bem mais ousados, roupas cada vez mais sensuais, biquinis fio dental, mínimos, roupas curtas e com brilho, incentivada pelo funk que ganhou destaque. Modas de novelas pegaram bem, como jóias e roupas da novela "O Clone" de tema árabe, ficaram bem evidentes. Bijuterias, invadiram o gosto popular. Prata e dourado foram e já voltaram. Teve o período do cós baixo nas calças jeans. E do alto mais recentemente. O colorido mudava recentemente, entre estampas e cores sólidas mais sóbrias, menos vulgares, e melhor definida do que antes. Mesclagem de cores virou trash. Sapato combinando com bolsa virou lei. São Paulo e Rio ganham destaque com o fashion week, a semana da moda.


De fato a moda se tornou cada vez mais volátil.


Agora, nessa última onda colorida da década, a lei é misturar tudo sem medo de ser brega. Pegar do armário da mãe, e sair usando por aí, é a tendência.
Os lenços aparecem em excesso, (e é excesso mesmo), óculos grandes da década de 60/70 voltam. A calça skinny continua em alta, tanto para mulheres quanto para homens ousados.
Cores ainda sólidas, com ou sem estampas. Os chapéus, de vários modelos fazem presença.
Há uma "contra-cultura" ao excesso de colorido. O simples e chique. Com equilibrio no brilho, e nos tons.
Ícone de moda e beleza, Kate Moss lança tendência toda vez que é clicada por algum paparazzi. Por mais simples, vira moda. Kate Moss é ultra hype.

Bom, foi um breve resumo de como a moda se comportou desde os anos 50. Não só as cores, mas também a relação de brilho e tons. Assim entendemos de onde vem a tal da cor, e o tal lencinho que você usa. Conhecimento sobre moda pode não ser tão importante assim, mas sempre se está apto e acertar nas escolhas, e melhorar a imagem.




2 comentários:

Ingrid Stein Fernandez disse...

Realmente as cores voltaram com tudo principalmente nas roupas dos adolecentes e como um acessorio muito usado agora é o lenço vc encontra lenços das cores mais diferentes.

Anônimo disse...

Adoorei, o blog...

E concordo cm a menina ae de cima, a moda é um ciclo. !