terça-feira, 7 de julho de 2009

E a tal da Carne de laboratório?

A notícia não é nova nem nada. Mas vale comentar sobre ela sim, até por que não vi notícia nenhuma em jornais de domínio nacional, e aonde a informação não chega, a ignorância prevalece.

A PETA (People for the Ethical Treatment of Animals ) anunciou no ano de 2008, um concurso que premiaria o cientista que conseguisse criar carne de frango em vitro que fosse viável para consumo e comercialização. Os resultados obtidos,de maior relevância, é um aglomerado de proteína, de textura muito mole, que poderia ser usado apenas em embutidos (hambúrger, salsicha, linguiça...) e que o gosto não era nem de longe satisfatório.

Qual a importânca disso? É, sacrificar animais para consumo é realmente muito cruel e desgostante, pois botamos no jogo não apenas a dor dos bichos, mas também o fator meio ambiente, pois muito se desmatou para criação de gado. E o impacto ambiental nos rios também é visível, pois os dejetos não usados para comercialização, depositados no solo, correm o risco de poluir um lençol freático, ou um rio. O Necrochorume (líquido que sai do corpo em decomposição), possui uma carga orgânica alta, o que o torna muito nocívo e poluente pela concentração de bactérias que gera.

A biotecnologia evoluiu muito na última década, e não desconfio que logo achem uma solução viável, como a carne in vitro.

Nenhum comentário: